30 de janeiro de 2013

A turma E do 9º ano visitou o JBUL

No primeiro período, a convite do Projeto Inquire, a turma E do 9º ano visitou o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa. O objetivo da visita foi descobrir a biodiversidade existente no Reino das Plantas. Para tal, o investigador Nuno Carvalho dinamizou uma atividade que desafiou os alunos a investigarem as várias caraterísticas que as plantas desenvolveram para se adaptarem ao bioma de que fazem parte.
Cada grupo de alunos recebeu um mapa do Jardim Botânico e um conjunto cartões com a descrição das plantas e dos seus habitats. Depois, iniciou-se a pesquisa! Rua acima, rua abaixo, todos participaram animadamente! Foram feitos os registos das observações e, no final, discutiram-se as conclusões a que cada grupo chegou. Depois de concluída aquela atividade, foi possível visitar alguns dos espécimes mais notáveis do Jardim Botânico. Por fim, visitámos a exposição das plantas carnívoras, das orquídeas e das Stapelias.
De regresso à escola, os alunos trocaram comentários sobre esta visita: “Nunca pensei que as plantas fossem tão interessantes!”, “Até ao dia de hoje, para mim, as plantas só serviam para fazer sopa!”, “Até vimos plantas estranguladoras!”...


 


Sem comentários:

Enviar um comentário